Intérpretes do Brasil (2001)
Intérpretes do Brasil é uma série de 15 programas de 20 minutos cada, apresentando ideias de importantes intelectuais brasileiros sobre temas da cultura brasileira. As entrevistas abordam assuntos variados relativos à formação sociocultural do povo brasileiro tais como: as paisagens ecológicas e humanas das diferentes regiões brasileiras, as nossas matrizes genéticas e simbólicas, o cangaço, as religiões afro-brasileiras, etc.
Os programas são os seguintes: Os Caipiras, por Antonio Candido; Portugal, Brasil, por Judith Cortesão; Viva o Sertão, por Antonio Risério; Vontade de Beleza, por Washington Novaes; O Sonho Português, por Roberto Pinho; O Candomblé do Brasil, por Mãe Stela; Pé na Estrada, por Paulo Vanzolini; Mistura e Invenção, por Hermano Vianna; Os Vários Brasis, por Aziz Ab’Saber; Presença Africana, por Carlos Serrano; Notas sobre o Brasil, por Darcy Ribeiro; Saberes, por Manuela Carneiro da Cunha; Mar de Escravos, por Luis Felipe de Alencastro; Leituras sobre o Brasil, por Roberto da Matta; Negro de Corpo e Alma, por Emanoel Araújo.
As entrevistas, captadas em película ou vídeo digital, são o registro, a documentação de reflexões que contribuem para a compreensão do caráter brasileiro. Imagens e iconografia somadas à uma trilha original vigorosa complementam a experiência.
Equipe
Roteiros e direção: Isa Grinspum Ferraz
Produção executiva: Zita Carvalhosa, Jorge Grinspum
Fotografia: José Guerra, Adrian Cooper, Carlos Ebert
Vinhetas: Amilcar de Castro
Som direto: João Godoy
Edição de som: Eduardo Santos Mendes
Trilha sonora original: Marco Antonio Guimarães
Montagem: Vânia Debs
Festivais e Prêmios
“Melhor Roteiro”, no VI Florianópolis Audiovisual Mercosul, com "Intérpretes do Brasil – Os Caipiras, por Antonio Cândido" - 2002
Selecionada para o IV Festival Internacional de Cinema Ambiental, com "Intérpretes do Brasil – Os Vários Brasis, com Aziz Ab’Saber”
Texto e Imagem
Superfilmes
Canal Cultura e Arte
Ministério da Cultura