O Valor do Amanhã (2007)
No espaço, podemos nos mover com certa desenvoltura. O tempo não permite isso: ele nos carrega como numa correnteza e não há nada que se possa fazer para detê-lo. As trocas intertemporais são a nossa margem de manobra nas dobras do tempo. Isso ou aquilo? Agora ou depois?
O Valor do Amanhã, série de 10 episódios de 10 minutos cada baseada no livro homônimo de Eduardo Giannetti, busca fazer com que um público amplo possa refletir sobre dilemas e encruzilhadas com que nos defrontamos o tempo todo.
Com depoimentos de antropólogos, psicanalistas, historiadores, neurocientistas, entre outros especialistas, cada episódio aborda questões diferentes: as escolhas individuais do ser humano e suas armadilhas, os diferentes comportamentos em comunidade, as decisões das sociedades sobre temas cruciais como o meio ambiente.
Eduardo Giannetti é o guia da narrativa. Na abertura de todos os episódios, Matheus Nachtergale fala trechos de textos variados.
A série tem cenografia de Helio Eichbauer e participações especiais de Caetano Veloso, Tom Zé, Turíbio Santos, Manuela Carneiro da Cunha e Joel Birman, entre outros.
A série foi exibida durante 10 semanas consecutivas no programa Fantástico, da Rede Globo, com grande audiência. Posteriormente, deu origem ao projeto O Valor do Amanhã na Educação, com o Instituto Unibanco.
Equipe
Roteiro e direção: Isa Grinspum Ferraz
Argumento e apresentação: Eduardo Giannetti
Pesquisa: Helena Tassara
Direção de arte: Victor Riqué, Henrique Bacana
Direção musical: Cacá Machado
Produção e reportagem: Juan Alberto, Joyce Ribeiro, Bruno Bernardes
Edição de imagens: Rafael Norton
Fotografia: José Guerra
Imagens: Fernando Calixto, Bartolomeu Clemente
Áudio: Pedrinho Tonelada
Técnicos: Jairo Ferreira, Jair Pimentel
TV Globo